Conheça quem são os idosos que se reúnem na Praça das Nações

Reduto de jovens e idosos da região, a Praça das Nações é ponto de encontro para competições de jogos de cartas e tabuleiro. O alvoroço chama a atenção de quem passa no bairro e desperta curiosidades nos moradores.

PorVinícius Barbatto MAR. 01, 2016

O alvoroço chama a atenção de quem passa pela praça. Severo, 72 anos, morador de Bonsucesso há 46, vem todos os dias úteis jogar sueca com os amigos na Praça das Nações. Além de preferir não ficar em casa, encontra no jogo uma boa distração.

Com maioria de idosos e aposentados, existe também no grupo indivíduos mais jovens. É o caso de Jorge, 32 anos, que atualmente trabalha e participa das partidas após o expediente.

foto 2
Torneio de damas. (Foto: Jorge Rafael/Pauta de Bonsucesso)

A tranquilidade da praça, legitimada pelas árvores, uma floricultura, e a estátua de uma santa da Igreja Católica, destoa com o entusiasmo dos idosos que competem no local. Ali não existam apostas, garante Milton, 75 anos, morador de Bonsucesso há 46.

Os encontros nas praças também é um ato político. Aníbal, 78 anos, morador de Olaria, nos contou que por diversas vezes entrou em contato com políticos e a prefeitura para que se instale um banheiro público no local.

Sem sucesso, foi informado que os banheiros seriam depredados. Em uma outra oportunidade, foi alertado sobre a ocorrência de possíveis acidentes com idosos nos banheiros. Ele discorda, diz que em Olaria há praças públicas com banheiros, onde a limpeza ocorre de duas a três vezes por semana e nenhum caso de acidente.

De acordo com o IBGE, o número de pessoas com 65 anos ou mais em Bonsucesso, representa 13,6% da população do bairro. Faltam políticas no bairro voltadas para idosos. A academia para terceira idade mais próxima fica em Ramos, ao lado da estação do BRT de Santa Luzia.

foto 3
Jovens e idosos na praça. (Foto: Jorge Rafael/Pauta de Bonsucesso)

Outros idosos reclamam das condições de abandono da praça. Não por conta da Comlurb, mas por falta de consciência dos cidadãos. Um dos problemas comum no bairro é o entupimento de bueiros e alagações após intensas chuvas.

Tive que interromper a entrevista quando um dos grupos freneticamente atraiu a atenção de todos durante uma partida. Engana-se quem pensa que lugar de idoso é na frente da televisão.

foto 1
Praça das Nações. (Foto: Jorge Rafael/Pauta de Bonsucesso)

 

Vinicius Barbatto, 22 anos, estuda mecânica e, nas horas vagas, escreve para o Pauta de Bonsucesso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s