Alunos protestam em apoio à greve dos professores, em Bonsucesso.

Nesta sexta-feira (04), alunos da rede pública fizeram um protesto em Bonsucesso, na Praça das Nações, em apoio à greve dos professores estaduais. Nossa equipe acompanhou todo o trajeto do protesto entrevistando professores e participantes do movimento. Entenda o caso.

PorVinicius Barbatto e Patrick Barbosa MAR. 04, 2016

Alunos dos Colégios Estaduais Olga Benário Prestes, Jornalista Tim Lopes, Gomes Freire e Heitor Lira, iniciaram um protesto pelas ruas de Bonsucesso, em apoio à greve dos professores da rede pública do Rio de Janeiro. A manifestação foi organizada entre os estudantes, com convite feito de sala em sala dentro dos colégios mencionados.

1
Preparação dos cartazes. (Foto: Vinicius Barbatto)

Como começaram os protestos?

 

Alunos se reuniram próximo ao C.E. Olga Benário Prestes, em uma lanchonete da região, onde produziram os cartazes e definiram as rotas do protesto. Após o início, os estudantes atravessaram a Praça Lopes Ribeiro, seguindo a rua Bonsucesso até a Praça das Nações. Eles ocuparam uma parte da via, deixando a outra livre para os veículos. Um policial auxiliou na organização da manifestação.

3
Preparação para o início. (Foto: Vinicius Barbatto)

Quem são os manifestantes e quais suas exigências?

 

Estudantes em geral da rede pública e professores. Cerca de 100 estudantes, segundo informações dentro do próprio movimento. A manifestação é em apoio à greve dos professores da rede pública. A greve dos professores é por conta dos cortes de verbas, precarização dos colégios, atrasos em pagamentos e verba para merenda, dentre outros cortes do governo do Estado.

10
Ato na Praça Lopes Ribeiro. (Foto: Vinicius Barbatto)

Como os moradores de Bonsucesso reagiram?

 

A grande maioria dos entrevistados manifestou apoio ao protesto. No entanto, uma minoria reclama de uma piora no trânsito da região. Nas redes sociais, a página Bonsucesso da Depressão, no Facebook, publicou uma foto e um vídeo do protesto. No Twitter, o perfil oficial da Lei Seca RJ, retuitou uma foto do protesto enviada por um usuário.

 

lei seca

Antonio Junior, 36 anos, ex-professor do Olga, e atual professor do Tim Lopes, é um dos professores que aderiu à greve. Ele compareceu à manifestação dos estudantes para auxiliar os alunos na organização. Ele explica que o governo Estadual precarizou os colégios ao demitir funcionários da limpeza, cortar verbas na merenda escolar e reduzir a carga horária de funcionários para proporcionalmente reduzir também os salários.

 

 

7
Ato na Rua Uranos. (Foto: Vinicius Barbatto)

Antonio pede, que as escolas e os alunos mantenham-se informados pelas redes sociais, se organizando nos grêmios estudantis e nas assembleias dentro dos colégios, ocupando as ruas e escolas públicas.

 

9
Ato na passarela da Rua Uranos. (Foto: Vinicius Barbatto)

O último reajuste dos salários do professores foi em 2014. O décimo terceiro, que foi acordado de ser pago em cinco parcelas em 2015, ainda encontra-se pendente nas parcelas finais.

13
Ato na Praça das Nações. (Foto: Vinicius Barbatto)

O pagamento dos professores também teve data alterada para o meio do mês, levando os servidores a pagar contas pessoais com encargos e juros.

11
Ato na Praça de Bonsucesso. (Foto: Vinicius Barbatto)

A greve dos professores teve início no dia 2 de março. O sindicato da categoria organiza a greve e informa os dias e onde acontecerão as manifestações. A última greve, em 2014, teve duração de três meses.

12
Ato na Rua Cardoso de Morais. (Foto: Vinicius Barbatto)

Lideranças da Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) também acompanharam o protesto. Os alunos pintaram os rostos, em alusão ao grupo que ficou conhecido como os ‘caras-pintadas’, em 1992, pedindo o impeachment do ex-presidente Collor.

Clique aqui e veja todas as fotos registradas por nossa equipe.

 

Vinicius Barbatto é ex-aluno do Olga e acompanhou o protesto registrando fotos e entrevistas.
Patrick Barbosa é jornalista e foi o responsável pela redação da matéria.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s