Colunistas do Pauta discutem o furto da ‘Mulher da Luz’, parte do chafariz de Bonsucesso

Obra datada de 1908 foi furtada no ano de 2010 e pertencia ao chafariz exposto no centenário da Abertura dos Portos às Nações Amigas, que atualmente localiza-se na Praça das Nações em Bonsucesso.

 

PorRodrigo Pimenta, Anna Ventura e Patrick Barbosa MAR. 11, 2016

 

O furto da escultura ‘Mulher da Luz’, que decorava o topo do chafariz de Bonsucesso, permanece sem explicação mesmo seis anos após o desaparecimento. A ocorrência foi registrada na 21ª DP (Bonsucesso), no dia 8 de outubro de 2010. Sua reposição custaria aos cofres públicos 50 mil reais.

IMG_1612
Chafariz de Bonsucesso. (Foto: Jorge Rafael/Pauta de Bonsucesso)

Com 1,80 metro de altura e cerca de 250 quilos em ferro fundido, a estátua fazia parte da obra fabricada pela Companhia Federal de Fundição, em 1908. O conjunto destaca os bens naturais brasileiros. Foi exposta no Centenário da Abertura dos Portos às Nações Amigas, que enaltecia os produtos manufaturados.

1
‘Mulher da Luz’

Carlos Roberto Osório, secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos no ano do desaparecimento da estátua, disse em entrevista, que comunicou o fato ao subsecretário de inteligência de Segurança do Estado.

2373130
Carlos Roberto Osório (primeiro da direita). (Foto: Bruno Itan e Clarice Castro) 

 

 

O grande questionamento é que a estátua pesa 250 quilos. Segundo a revista ‘New Scientist’, um homem comum dificilmente conseguirá levantar mais que 45 kg sobre sua cabeça.

 

 

IMG_1620
Golfinho do chafariz. (Foto: Jorge Rafael/Pauta de Bonsucesso)

Vera Dias, chefe da Divisão de Monumentos e Chafarizes no ano reportado, foi procurada por nossa equipe. Vera ratifica a informação de que a estátua permanece desaparecida desde 2010, ano em que aconteciam as obras do PAC na construção da estação do teleférico do Complexo do Alemão em Bonsucesso.

IMG_1621
Chafariz da Cia. de Federal de Fundição. (Foto: Jorge Rafael/Pauta de Bonsucesso)

Para realizar a obra, foram erguidos tapumes de metal em uma parte da praça, próximo ao chafariz. Máquinas e guindastes estiveram presentes no local durante toda a construção.

IMG_20160311_081634714_HDR
Chafariz sem a ‘Mulher da Luz’. (Foto: Rodrigo Pimenta/Pauta de Bonsucesso)

Em 7 de abril de 2010, Luis Peçanha, do blog ‘Passeios Ferroviários’, registrou fotos de alguns momentos da obra. Em uma delas, é possível ver a ‘Mulher da Luz’ no alto do chafariz, na Praça das Nações.

7 DE ABRIL DE 2010
Construção da estação do teleférico. (Foto: Luis Peçanha/Passeios Ferroviários)

Em 12 de setembro do mesmo ano, Luiz registrou uma nova foto. Dessa vez, não é mais possível ver a estátua no alto do chafariz.

12-09-2010 edit 1
Obra do teleférico de Bonsucesso. (Foto: Luis Peçanha/Passeios Ferroviários)

 

 

Para considerarmos a hipótese que bandidos sem equipamentos de grande porte furtassem a estátua, seria preciso observar que a única possibilidade de carregá-la, seria derrubando a estátua do alto do chafariz. Isso causaria uma enorme destruição das bacias do chafariz e do mármore que o sustenta.

 

 

IMG_20160311_081639263_HDR
Moradores de rua aproveitam a água do chafariz. (Foto: Rodrigo Pimenta/Pauta de Bonsucesso)

Na foto tirada por Marli Oliveira, para blog Geografia em Foco, logo após a mídia noticiar o furto nos jornais, podemos observar que uma parte da bacia encontra-se quebrada. O que num primeiro momento pode corroborar a versão a oficial.

HPIM3258
Chafariz com a bacia quebrada após o furto. (Foto: Marli Oliveira/Geografia em Foco)

No entanto, note que na reportagem realizada pela Rede Record, o mármore que sustenta o chafariz não apresenta sinais de destruição. A versão defendida pelo apresentador da emissora é que alguém tenha amarrado uma corda e puxado durante a madrugada; hipótese que também não descartamos.

record
Reportagem sobre o furto. (Foto: Rede Record)

Carlos Roberto Osório, ex-secretário de conservação dos monumentos, era filiado ao PMDB. Mesmo partido político que Eduardo Paes, prefeito da cidade desde o ano anterior ao furto. O governo de Eduardo Paes ficou notoriamente conhecido pelo desaparecimento das vigas da Perimetral.

IMG_20160311_081535076_HDR
Chafariz. (Foto: Rodrigo Pimenta/Pauta de Bonsucesso)

Nossa equipe entrou em contato com Marcus Belchior Corrêa Bento, o atual secretário de Conservação e Serviços Públicos da Prefeitura. O e-mail retornou. Também entramos em contato através de sua página no Facebook, não obtendo resposta até o fechamento dessa matéria.

email

O Disque-denuncia chegou a oferecer 3 mil reais por informações que esclareçam o desaparecimento da estátua. A obra ‘Mulher da Luz’ faz parte do patrimônio cultural brasileiro.

66277_1384279136938_1302345_n

Em 2012, o monumento foi restaurado e reinaugurado com a presença de políticos e acadêmicos do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM).

inaugurac3a7c3a3o-da-prac3a7a-das-nac3a7c3b5es-e-do-chafariz-5
Reinauguração após a restauração. (Foto: UNISUAM)

A solenidade contou com a cobertura da mídia e apresentação da banda de oficiais do exército.

IMG_20160311_081552812_HDR
Placa do chafariz. (Foto: Rodrigo Pimenta/Pauta de Bonsucesso)

Apesar da placa citar a ‘Mulher da Luz’, a mesma não se encontra lá.

Anúncios

2 comentários em “Colunistas do Pauta discutem o furto da ‘Mulher da Luz’, parte do chafariz de Bonsucesso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s