A janela da democracia

PorPatrick Barbosa ABR. 19, 2016

 

2
Camisa com a frase ‘Fora Dilma’. (Foto: Jorge Rafael/Pauta de Bonsucesso)

Quem passa pela Praça de Bonsucesso (encontro das avenidas Teixeira de Castro e Cardoso de Morais), nota na janela de um dos edifícios uma camisa do Brasil em um fundo verde. Nela, escrito a seguinte frase: fora Dilma.

Manifestações como essas não são comuns por esses lados da cidade. A primeira vez que vi uma faixa contra o atual governo, foi em uma janela em Santa Teresa; região onde o preço do metro quadrado está por volta de R$ 7.346,00.

fora
Faixa em Santa Teresa. (Foto: Patrick Barbosa/Pauta de Bonsucesso)

No entanto, a marolinha da crise ainda não havia invadido sua praia. Eu não ouvi, mas, recebi relatos que por aqui houve, recentemente, um panelaço em alguns condomínios de Bonsucesso, Ramos e Olaria.

Ao que tudo indica, o impeachment da presidente Dilma passará pelo Senado. Embora sejam pífias as acusações contra a presidente, é consenso que a mesma perdeu a capacidade de governar.

A votação na Câmara que aconteceu no último domingo (17), foi um programão para o final de semana. O clima de festividade com direito a homenagem revela não só o despreparo dos deputados, como uma característica intrínseca da população: O Brasil é parlamentarista.

Não se pretende derrubar o governo pelos crimes fiscais. – É interessante salientar que ‘pedalada fiscal’ foi o apelido dado à opção do governo de postergar o repasse de recursos a bancos públicos e ao FGTS para conseguir bancar os programas sociais. A crise política e os casos de corrupção são as razões que levaram uma considerável parcela da população a apoiar o impeachment.

É claro que as razões que levaram Eduardo Cunha e seus seguidores diferem em gênero, número e grau. Eduardo Cunha faz por vingança (Furnas). Eduardo Cunha tem esperança em ser inocentado (Lava Jato). Eduardo Cunha quer tirar a Dilma para roubar mais (Suíça).

Já os deputados a favor do impeachment, assim o fazem ou por proposta irrecusável (cargos), ou por temerem a autonomia da Polícia Federal no atual governo. É compreensível que cidadãos comuns desconheçam os reais interesses por trás desse processo, mas, de maneira nenhuma podemos esperar imaturidade dos deputados. Os discursos inocentes em prol de causas estranhas à situação, revelam falta de caráter e cumplicidade.

Em um governo do PMDB podemos esperar cortes nos programas sociais e um agressivo ajuste fiscal. O que afetaria a camada mais pobre da população. Segundo o censo de 2010, Bonsucesso também é um bairro de classe média baixa. É claro que não devemos nos conformar com um governo corrupto. O problema é trocar a democracia pelos interesses de um partido mais corrupto que o atual.

3
(Foto: Jorge Rafael/Pauta de Bonsucesso)

 

*Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s