A convite do Pauta, o Historiador Paulo contará a origem dos bairros da Zona da Leopoldina.

Paulo Jorge Gonçalves ficou famoso na Internet com postagens sobre o subúrbio carioca.

 

Por: Patrick Barbosa JUN. 14, 2016

 

Bonsucesso, Ramos, Olaria e Penha abrigam incríveis histórias, lendas e mitos. Embora o conteúdo disponível na Internet seja superficial, os bairros que constituem a Zona da Leopoldina dispõem de um enorme e vasto acervo histórico e cultural.

“Bom dia, boa tarde ou boa noite queridos leitores, meu nome é Paulo e vou começar a contar pouco a pouco a história magnífica não apenas de Bonsucesso, mas de todos os bairros que estão em volta. Vamos fazer uma verdadeira viagem ao longo de mais de 516 anos de história – na verdade podemos dizer que o Rio tem 514 anos, pois a primeira expedição portuguesa a chegar ao Rio foi em 1502. Vamos viajar nessa leitura gostosa e vamos descobri as belezas do nosso Rio de Janeiro e principalmente do nosso subúrbio”. — Historiador Paulo

É preciso ir além do que fazem muitos historiadores, jornalistas e antropólogos que se prendem apenas na história de um outro Rio de janeiro, o do Centro da cidade, o da Zona Sul, ou o de São Cristóvão Histórico.

13418803_1037185176368242_281362150575061685_n
Foto enviada pelo Historiador Paulo quando começou o primeiro artigo para o Pauta Popular.

De início, Paulo pretende contar um pouco do momento em que os franceses executaram a primeira invasão e a fundação da cidade para logo depois contar a história de Bonsucesso, Ramos, Olaria, Penha e adjacências, mostrando a todos o quanto nossos bairros mudaram com o tempo.

 “Mostrar aos leitores a história de um local considerado rural em épocas coloniais, ainda habitado por tribos indígenas, mas que com a consolidação do império português em dominar sua nova conquista (o Brasil), começou a importar pessoas para povoar essas inóspitas terras, construir fazendas e iniciar um longo processo que consolidaria o poder econômico, político e social da cidade do Rio de Janeiro”. — Historiador Paulo

Paulo Jorge Gonçalves da Silva estuda história na UNISUAM e escreverá as terças-feiras, na coluna ‘História dos Bairros’ com estréia prevista para hoje (14).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s