A Penha já teve um time amador de futebol campeão

Por:  Historiador Paulo JUN. 28, 2016

 

O Portinho F.C. recebeu esse nome por causa da estrada do Portinho, que era em frente à chácara onde hoje é o Parque Ary Barroso, e levava até a praia da Moreninha. Mais tarde com a morte de Lobo Júnior, proprietário da chácara, a estrada ganhou o nome de Avenida Lobo Júnior. A sede social e o campo do time ficavam dentro da chácara.

O time era amador, mas muito bom; ganhando vários jogos e torneiros por todo o Rio de Janeiro. O jornal ‘O Malho’ trouxe uma parte especial de seu jornal do dia 15 para parabenizá-lo pela conquista do campeonato da liga esportiva, chamando os jogadores de verdadeiros heróis.

O Time foi fundado em 1909. Muito interessante, pois o campeonato amador carioca começou em 1906 e já contava com uma liga secundária. Em 1902 a ‘Gazeta de Notícias’ que noticiava a comemoração de quatro anos de fundação do time, promoveu uma grande festa para os sócios. Lobo Júnior não poupou despesas e realizou um dia inteiro de festas e brincadeiras, que podemos destacar uma corrida de ovos numa colher segurada pela boca.

No dia 27 de junho de 1912 houve um jogo entre o ‘Portinho’ e o ‘Rio Branco’. O jornal ‘O Imparcial’ noticiou que o time do Rio Branco embarcaria no trem às 12:12h na Praia da Formosa (estação Leopoldina).

 

No dia seguinte foi noticiada a grande vitória do Portinho em seus domínios.

 

logoog jor

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s