Alunos do C.E. Horácio Macedo protestaram na rua Uranos em Bonsucesso

Os alunos do colégio estadual perderam o prédio onde estudavam após o fim da parceria entre o Governo do Estado e a Cefet/RJ.

 

PorAnna Ventura e Vinicius Barbatto JUL. 01, 2016

 

Na manhã dessa sexta (01), alunos do Colégio Estadual Horácio Macedo protestaram na rua Uranos, próximo ao C. E. Olga Benário Prestes, em Bonsucesso. A reivindicação dos estudantes é referente ao prédio abandonado pertencente ao C. E. Olga B. P., que havia sido prometido pela Secretaria de Educação do Estado (SEDUC), após o fim de uma parceria entre o Governo do Estado e a Cefet/RJ.

image3

Em 1999, a SEDUC e a Cefet/RJ fecharam um convênio por meio do qual o campus Maria da Graça, da Cefet, recebia os melhores alunos do colégio Horácio Macedo, para a realização de cursos técnicos custeados pela instituição privada. Em contrapartida, o colégio estadual disponibilizava 20% das vagas para os alunos da Cefet/RJ.

Segundo Aurélio Fernandes, professor de história do C.E. Horácio Macedo, a parceria foi um sucesso, logrando como resultado a aprovação de diversos alunos do colégio estadual em universidades públicas. “Uma quantidade enorme de alunos foram aprovados na UERJ, na UFRJ, na UFF, na Rural…” relata Aurélio em entrevista à nossa equipe.

image7

A parceria bem sucedida levou Carlos Henrique Figueiredo Alves, diretor-geral do Cefet/RJ, a apresentar a SEDUC uma proposta de parceria, integrando o ensino médio do colégio Horácio ao ensino técnico do Cefet/RJ. A proposta foi recusada por parte da secretaria devido à perda de autonomia na definição do currículo escolar por parte do Estado.

Com o fim da parceria em 2012, alunos do colégio estadual que cursavam o ensino médio dentro da Cefet temem ser desalojados com o descumprimento da promessa de ocuparem um prédio abandonado pertencente ao Colégio Estadual Olga Benário Prestes, na Rua Uranos, em Bonsucesso. Posteriormente, A SEDUC alegou que as ocupações dos estudantes no colégio impediram o diálogo. Após desocupação, a SEDUC manteve o silêncio sobre o caso. O C. E. Olga Benário Prestes que não foi ocupado pelos alunos, teve parte dos professores com as atividades docentes funcionando normalmente durante a greve.

image4

Boatos circulam entre a classe acadêmica que se as reformas não acontecerem o Colégio Estadual Horácio Macedo será fechado. As reformas foram previstas para março desse ano. O colégio estadual Horácio que já teve 700 alunos, hoje opera com uma média de 250 alunos. Professores da instituição acusam o governo de sucatear propositalmente o colégio para poder encerrar nele as atividades.

80% dos alunos eram oriundos de comunidades carentes.

A fusão entre os colégios Olga e Horácio poderiam criar uma escola de referência na região.

 

Vinicius Barbatto é ex-aluno do Olga e acompanhou o protesto registrando fotos.

 Anna Ventura estuda no Olga e entrevistou os manifestantes.

Patrick Barbosa é jornalista e foi o responsável pela redação da matéria.

Anúncios

Um comentário em “Alunos do C.E. Horácio Macedo protestaram na rua Uranos em Bonsucesso

  1. Péssima notícia para a educação do país! Fui estudante do colégio e fico completamente indignado com a notícia. Tenho ótimas lembranças da época em que estudei e sou muito grato a instituição que proporcionou a minha aprovação na UERJ, que hoje vive situação semelhante, no primeiro vestibular prestado.

    Um colégio símbolo de excelência, com um corpo docente supercompetente não merecia estar passando por um momento tão delicado como esse.

    Fico envergonhado, cada dia mais, de morar num país corrupto e sucateado como o nosso, que não investe na educação e nos seus profissionais, que são os alicerces para uma nação se desenvolver e prosperar.

    Espero que os nossos governantes tenham um pouco mais de sensibilidade com a causa e a reverta o quanto antes, pois será uma perda muito grande para a população do Rio de Janeiro.

    Sugiro que adotemos nessa batalha pela educação do país o slogan: “Político sem educação é aquele que não investe na educação”.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s