Praça das Nações pode se transformar na maior área de ‘Pokémon Go’ da região

O projeto ‘Parque das Nações’, elaborado pelos moradores, repensa o fluxo de veículos na praça.


Por:
Patrick Barbosa, JUL. 21, 2016

 

A especulação da estréia do jogo no Brasil é para esta quinta-feira (21). O Pokémon Go, jogo de realidade aumentada, vem causando estrondoso sucesso nos países onde desembarcou. O objetivo consiste em ‘capturar’ virtualmente os monstrinhos da franquia de desenho japonês. Para jogar, é preciso ter um celular compatível com a tecnologia (iOS ou Android) e acesso à internet.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, já se manifestou em sua página numa rede social. Realizou um convite informal a Nintendo (empresa responsável pela franquia) para trazer o jogo à Cidade Olímpica. Autoridades esperam receber meio milhão de turistas estrangeiros durante os Jogos Olímpicos, inclusive os oriundos de países onde a tecnologia do game já funciona.

Nas redes sociais, usuários questionam o risco de serem assaltados ao saírem pelas ruas da cidade com o celular nas mãos. Em Bonsucesso, Ramos, Olaria, Penha não é diferente. Ainda falta policiamento para garantir a segurança dos moradores. No entanto, um projeto elaborado pelos moradores da Zona da Leopoldina pode mudar literalmente esse cenário.

charizard
Arte: Equipe Pauta.

O centro comercial de Bonsucesso, em torno da Praça das Nações, é atualmente um dos lugares de maior aglomeração do público consumidor. As ruas estreitas e o projeto de cidade voltado para o transporte rodoviário, dificultam a locomoção dos pedestres e a ocupação do espaço público. Parte da praça funciona como estacionamento de veículos. A outra parte, abriga uma cabine de polícia que compartilha o espaço com pequenos quiosques para jogos de tabuleiros.

No projeto Parque das Nações, idealizado por Hugo Costa, morador de Ramos, em parceria com o jornal Pauta Popular e alguns moradores de Bonsucesso e Olaria, “o fluxo de todos os ônibus e vans, sentido Centro passarão pela Rua Francisca Heiden e Rua Dona Isabel, deixando os carros e caminhões de carga irem até no máximo à Rua Bias Fortes, reservando-a para carga e descarga. Elimina-se o cruzamento da Rua Dona Isabel com a Rua Cardoso de Morais, aumentando o fluxo de veículos na Dona Isabel, para não impactar o trânsito. No caminho contrário,  sentido Ramos, fecha-se a Praça das Nações colocando todos os carros, ônibus e caminhões até à Avenida Paris, deixando o retorno da Avenida Guilherme Maxwell também fechada”. Em entrevista a nossa equipe, Hugo disse que “o centro de Bonsucesso voltará para os pedestres, atraindo mais gente para o comércio”.

13615436_142461536180716_7441925010359484892_n
Google Maps.

Na Zona da Leopoldina moradores dispõem de pouquíssimas opções gratuitas de lazer. No plano da Prefeitura, clubes e estabelecimentos privados foram contabilizados como opções de lazer dos bairros. As alternativas gratuitas têm sido a pista abandonada na Leopoldo Bulhões e a pista do BRT em Ramos, parte do corredor expresso voltado para a passagem de veículos de passeio.

Com a aplicação do projeto, a área da Praça das Nações (que após o horário comercial se torna obsoleta e perigosa) voltaria a ser uma opção de lazer para os moradores praticarem corrida, ciclismo, etc. Um local também para aventureiros em jogos de realidade aumentada, como o Pokémon Go. A Guarda Municipal realizaria a segurança do local. A movimentação despertaria o comércio em torno, reforçando a sensação de segurança na praça.

13659024_142461539514049_6349782596584270411_n

13690748_142461712847365_4524522855684797561_n
Arte: Hugo Costa.

O projeto Parque das Nações não tem partido político. Pertence a todos os moradores de Bonsucesso e região. Na década de 90, o Rio Cidade, projeto semelhante que visava devolver à população o espaço urbano em condições otimizadas de uso, foi um sucesso na Zona Sul do Rio. Aqui na Zona Norte, foi-se discutido a viabilidade de começá-lo nos finais de semana. Todos podem sugerir melhorias e projetos, – a população local tem sido ativa na prática de esportes… Embora faltem opções gratuitas na região.

Anúncios

4 comentários em “Praça das Nações pode se transformar na maior área de ‘Pokémon Go’ da região

  1. Discordo totalmente da rua Francisca Haiden ser uma rodovia de fluxo. Isso é abominado pelos moradores. É uma rua totalmente residencial e, antigamente era área de lazer. A rua está imunda, cheia de mendigos dormindo na porta dos moradores e do Banco Itaú e o nosso prefeito não toma nenhuma atitude! Detestamos o alto tráfego de ônibus e carros! Um morador antigo, muito querido desta rua foi atropelado e morreu em frente a sua própria casa, causando um trauma enorme na família! Não queremos que a rua, que antes era tranquila e feliz, acabe se transformando em um inferno astral!!!!!! Nosso repúdio e revolta, por um governo insensível, que não atende às necessidades básicas de uma população sofrida e insatisfeita! Não queremos tráfego na Francisca Haiden!

    Curtir

  2. Patrick, primeiramente parabéns pelo site e pelas materias. Nasci e cresci na Zona da Leopoldina e meu carinho pela região, provavelmente assim como o seu, não tem limites. Dito isso, acho interessantíssimo o projeto e queria saber em que pé está, seria interessante uma discussão junto com os moradores. Uma sugestão para o site: Vejam como por uma assinatura por email para que sempre que houver novas matérias o email do leitor notificá-lo. Mais uma vez parabéns pela iniciativa!

    Abraços suburbanos,

    Pedro

    Curtir

  3. A população de baixa renda necessita de projetos para que seja estimulado atividades físicas ao ar livre desde que se tenha segurança efetiva .As autoridades precisam de uma política de segurança pública para que a população possa ter garantido seu direito de ir e vir que nos foi servido.sou moradora de ramos e necessito me exercitar nem que seja uma caminhada.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s