Desafio olímpico de um terrorista na cidade olímpica

25 passos de um terrorista que chegou no Rio de Janeiro.


Crônica enviada pelo leitor Jilvanio Silva.

1. O desembarque no Galeão o faria esperar pelo menos 2 horas e meia para entregar a mala, se der sorte de não extraviar. Se extraviar, não acharia ninguém da companhia ou do Aeroporto para reclamar, mas por sorte ele a vê sendo arremessada na esteira, totalmente destruída.

2. Ao sair do Aeroporto encontra um taxista e um motorista Uber saindo na porrada. Desiste de qualquer um dos dois.

3. Tenta comprar um Rio Card no BRT Transcarioca, mas a bilheteria está vazia e a máquina de autoatendimento quebrada. Dá calote entrando pelo pequeno degrau de embarque do ônibus.

4. Entra no BRT Transcarioca lotado e um monte de gente o xinga por causa da grande mala.

5. Desce na estação da Maré e vai andando até a Avenida Brasil, para tentar pegar um táxi pacificado, e aí  milhares de usuários de crack correm atrás dele no mais clássico estilo The Walking Dead.

6. Consegue fugir e embarca em um táxi pirata, que o pergunta quanto tem no bolso e o que carrega na mala antes mesmo de dizer para onde vai. Falido, consegue chegar na Estação do Metrô de Triagem.

7. Olhando pelas roletas, vê um trem na linha 2… Daquele jeito… Hora do rush sentido Centro, com dois andares de passageiros dentro de cada vagão. Depois da 18ª composição passar e nada mudar na lotação, desiste e vai para o trem Ramal Gramacho da Supervia.

8. Sem dinheiro, entra na estação e caminha pelos trilhos, sobe na plataforma e se joga dentro do trem, pois entende a mensagem “Atenção com o vão entre o trem e a plataforma”, vendo o grande abismo que se forma.

9. Dentro do trem houve a frase “A composição dará partida, atenção ao fechamento das portas” e quase 30 minutos depois, a porta se fecha.

10. O trem anda 100 metros e para, com a mensagem “Estamos aguardando a liberação da sinalização para prosseguirmos a viagem”, desta vez mais rapidamente, em apenas 29 minutos segue viagem.

11. Chega na Central do Brasil e ao invés de sair na integração com o Metrô sai na porta de trás da Central, e… Menores de rua correm atrás dele.

12. Já longe da Central, resolve pegar o VLT. Depois de esperar 1 hora para aparecer um, consegue pegá-lo, entupido de gente de tudo que é lugar do mundo batendo ‘Selfie’. Participa de uma ou duas fotos. Depois de 5 minutos de trajeto o VLT para com problemas elétricos.

13. Caminha pelo Largo da Carioca e alguém arranca sua mala com a bomba. Encontra a polícia e pede ajuda e quando olha dentro da viatura, vê a mala! Os policiais vendo que se trata de um estrangeiro, cobram tarifa de guarda do volume.

14. Depois de rodar pela cidade dentro de uma viatura passando por 8 bancos e encarando as filas para sacar o dinheiro necessário, consegue recuperar a mala.

IMG_0023
Arte: Barbosa, 2016.

15. Chega no Aterro do Flamengo e vê o Pão de Açúcar. Feliz da vida, pergunta na banca de jornal onde estão os atletas olímpicos. O Jornaleiro ri e diz que estão na Barra da Tijuca.

16. Resolve caminhar até Copacabana pelo túnel, anoitecendo, na beira da praia de Copacabana. Cansado, acaba dormindo no Arpoador devido a uma estranha fumaça anestésica abundante na região.

17. Pega um ônibus urbano para a Barra da Tijuca. Troncal 1, baldeação, Troncal 5, baldeação, Alimentadora 33, baldeação, bote de caixote de madeira, baldeação, e 5 horas depois, consegue chegar na Avenida Niemeyer, numa ressaca do mar… Sai ileso, a ciclovia já tinha caído mesmo. Troncal 2, baldeação, Alimentadora 18, baldeação, Cipó 5, baldeação, Carroça 3, baldeação, e chega na Igreja da Barra.

18. Aluga uma bicicleta do Itaú, a primeira, com roda empenada, a segunda, sem a roda, a terceira, sem o selim e a quarta, que estava perfeita, não destravava da estação.

19. Já na Barra, pergunta em outra banca de jornal e o jornaleiro ri e diz que os atletas estão no Curicica. Olhando o caos no trânsito com a obra do BRT Transoeste, resolve pegar um barco pela Lagoa até Jacarepaguá.

20. Insuportáveis 30 segundos de odor desagradável do esgoto ali presente, o motor do barco se enrosca em um misto de fezes. Remando, chega no City América mas, não consegue chegar na Avenida das Américas por que tem um muro na direção do Downtown.

21. Saindo pelo Hard Rock café Rio, consegue pegar uma Kombi para o Rio das Pedras, deitado sobre o motor e abraçado com sua mala, ouvindo os gritos do cobrador de que caberia mais um, compartilha o espaço sobre o motor com outro passageiro.

22. Depois de ajudar a empurrar a Kombi três vezes, chega no Alvorada. Resolve tentar de novo o BRT. Novos xingamentos devido lotação e um terrível calor, acompanhado de aromas de gases humanos. No BRT, descobre que pegou a fila errada e embarcou no Pingo D’água do Transoeste. Desembarca, na estação Cezarão. Volta ao terminal Alvorada ileso (nem tudo pode dar errado, né? Faz parte de nossa fé carioca). Embarca no Transcarioca e desce na Estação Rio 2, no Curicica.

23. Pensa como entrar na vila olímpica. Vê uma enorme fila de pessoas e entra nela. Não é revistado, ganha um kit de eletricista e encanador, descobre que não tem nenhum atleta na vila. Sobe nos apartamentos, vê uma cachoeira descendo na sala de um apartamento saindo da cozinha de cima.

24. Depois de consertar 324 apartamentos, em 23 horas, sem direito a comer, senta-se, cansado sobre a bomba. Ao abrir a mala para colocá-la em algum lugar, descobre que ela quebrou (maldito arremesso de malas do Galeão).

25. Cansado, resolve que não precisa destruir nada por aqui, os cariocas são auto-suficientes. Compra uma água de coco no Curicica por 25 reais e vai a uma casa de massagem no Gardênia Azul, também por 25 reais, esquecer da vida.

*Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal.

Anúncios

Um comentário em “Desafio olímpico de um terrorista na cidade olímpica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s