Sobre o Pauta

Nossa história:

Tudo começou quando um dos membros do jornal teve a ideia de solicitar a instalação de um semáforo, em uma rua com intenso fluxo de veículos em Bonsucesso. Guardou a ideia por meses. Nunca pôs em prática. Ao voltar a ter problemas em atravessar a mesma rua lembrou da ideia. Decidiu então que deveria fazer algo pelo bairro. Conversou com uma amiga sobre a possibilidade de implantar uma academia da terceira idade no bairro. Nunca pôs em prática. Reuniu mais amigos e começou a estudar modelos que deram certo em outros países na revitalização de bairros. Teve uma ideia que conseguiria abranger todas as anteriores: criar um jornal de bairro que unisse os moradores na busca por melhorias. Reuniu os amigos no segundo andar da pizzaria Domino’s, em Bonsucesso. No dia 12 de Fevereiro de 2016, às 22h, nasce o Pauta de Bonsucesso. Posteriormente passou a se chamar Pauta Popular devido a necessidade de aumentar a área de abrangência.

 Nossos valores:

Lutamos para fazer desse espaço um lugar democrático. Acreditamos que somente uma população unida é capaz de ter o controle sobre seus governantes. O Pauta é um jornal de iniciativa popular, apartidário e laico. Têm no seu time de colunistas opiniões diversificadas. A equipe do Pauta é formada por jornalistas, colaboradores e moradores. O Pauta é um espaço onde todos podem se expressar.

O Pauta é contra toda forma de censura ou ataque à liberdade de expressão.
O Pauta respeita os direitos humanos.
O Pauta é um jornal de opinião.

Nossa logo:

cropped-logo-trem.png
Nossa logomarca representa um trem. Em alusão a antiga estrada de ferro Leopoldina Railway, que cortava os bairros de Bonsucesso, Ramos, Olaria e Penha. A ferrovia deu nome a parte da Zona Norte pela qual ultrapassava e foi responsável por atrair o fluxo urbano na região.

Curiosidades:

O jornal ia se chamar Popular de Bonsucesso. Mas, seus idealizadores perceberam que no bairro existe um restaurante popular de mesmo nome, podendo causar confusão nos leitores.

Algumas anotações feitas antes da criação do jornal:

Estudo de um artigo sobre o sucesso das associações de moradores na Holanda.

Possíveis nomes que o jornal poderia ter.

Temas das pautas que o jornal deveria discutir.

 Ficha técnica:

Jornalista responsável: Patrick Barbosa – 0037190/RJ
CNPJ: 24.716.013/0001-20